A Odisseia dos Tontos Filmes

Unidos, eles não têm nada de ‘tontos’

10:26Luiz Cabral


“Segundo o dicionário, ‘tonto’ é uma pessoa lerda, a quem falta esperteza e astúcia. E sabemos que o trabalhador, honesto, o tipo de pessoa que cumpre as normas, acaba sendo sinônimo de ‘tonto’. Mas um dia, o abuso ao qual nós tontos estamos acostumados, transforma-se num verdadeiro tapa na cara, e aí a gente diz: ‘Basta!’”. É assim que o argentino Ricardo Darín, protagonista de “A Odisseia dos Tontos”, inicia na narração do mais novo filme do diretor Sebastián Borensztein (“Um Conto Chinês”), em cartaz nos cinemas. É a partir dessa cena inicial, um flash back seguido de uma grande explosão, que ele e outros personagens vão mostrar que de tontos eles não têm nada!

Em uma pacata cidade do interior da Argentina, durante a crise econômica de 2001, um grupo de moradores decide reunir a quantia de dinheiro necessária para comprar alguns silos abandonados em uma propriedade agroindustrial e montar uma cooperativa. Mas, mesmo antes de poderem executar o projeto, um golpe faz com que eles atinjam o fundo do poço e reajam diante da injustiça. Essa odisseia de um grupo de pessoas tentando recuperar o dinheiro que lhes foi roubado, que vai mostrar o valor dos laços familiares e fraternos, tinha tudo pra ser uma história chata e vagarosa. Mas não... o senso de humor do diretor é essencial para deixar o longa ágil e bem divertido. Apesar do tom melancólico que pessoas que foram passadas pra trás carregam, o riso é fácil e faz a alegria dos injustiçados.

Fazendo uma nítida comparação, é claro que você já viu “Relatos Selvagens” (2014), né? O filme, que inclusive também tem Darín no elenco, reúne seis histórias de vingança vividas por personagens que são confrontados com situações que os deixa à beira de perder o controle. Em “A Odisseia dos Tontos”, há também um sentimento generalizado de se fazer justiça com as próprias mãos, e isso mantém o espectador aficionado pelo desfecho feliz. Porque, na verdade, ninguém quer ver um fraco (ou tolo) ser diminuído ainda mais.

E é essa empatia que dita a boa movimentação da narrativa. Com uma trilha sonora envolvente, a produção hispânica-argentina mostra como grandes acontecimentos têm a capacidade de impactar cada indivíduo – e como, unidos, esses indivíduos são muito maiores.

Trailer:


Clique aqui, se inscreva no canal Luiz, Câmera, Ação e fique por dentro de todos os lançamentos.

You Might Also Like

1 comentários

  1. n the world of web development, collaboration is key. "Unidos, eles não têm nada de 'tontos'" – Together, they are far from 'fools'. This phrase perfectly encapsulates the spirit of teamwork. In Karachi, a vibrant hub of innovation and technology, web developers come together to create exceptional digital experiences. By leveraging each other's strengths, they push boundaries and set new standards in web development karachi. Whether it's front-end design, back-end functionality, or user experience, their united efforts result in robust, cutting-edge websites that stand out in the digital landscape. Remember, in web development, unity and collaboration transform individual talents into extraordinary achievements. So if you're looking for top-tier web development in Karachi, know that united efforts here deliver nothing but the best.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato