Aline Resende Companhia das Letras

Uma canção de ninar, de Sarah Dessen

00:00Unknown


Remy tem muitos motivos para não acreditar no amor. Sua mãe está caminhando para o quinto casamento e ela presenciou o fracasso de cada um deles. Além disso, seu pai, o primeiro deles, era um músico que sumiu na estrada, deixando para ela apenas uma canção como lembrança. Cética, prática e fria com seus relacionamentos, Remy coleciona casos amorosos que renderam nada mais do que histórias para contar, ou nem isso.

Depois de ter surpreendido seus colegas e professores e ter se destacado com notas super altas e muita preparação, ela foi aceita em uma das melhores faculdades do país, está prestes a partir e finalmente deixar para trás a vida em casa com a convivência da inconstância da mãe e a presença de consecutivos padrastos.

Contudo, Remy acaba sendo conquistada de forma bastante improvável por Dexter, o vocalista de uma banda de rock que está passando pela cidade. Dexter é praticamente a junção de tudo que Remy não curte num cara – magro, desengonçado, desorganizado, e claro, músico. Acontece que o amor, muitas vezes nos pega mesmo quando vários dos nossos referenciais são colocados a prova. Isso me faz lembrar um trecho de um texto que li outro dia “Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã de Caetano. Isso são só referenciais. Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca”
 - Eu acho que é preciso se proteger – eu disse- Não dá pra simplesmente se entregar.
- Medo de quê? - perguntei.
-De arriscar – ela disse. – De soltar e ceder, e é isso que nos transforma no que somos. Riscos. Isso é viver, Remy. Ficar com tanto medo a ponto de nem tentar é um desperdício. Posso dizer que cometi muitos erros, mas não me arrependo de nada. Porque pelo menos não passei a vida toda à margem, imaginando como seria viver.- Não – ela disse com seriedade – Não dá. Mas afastar as pessoas e negar o amor não te torna mais forte. Na verdade, te deixa mais fraca. Porque você está agindo por medo.
Fiquei ali, sem saber o que dizer em seguida. Percebi que sentia pena da minha mãe sem motivo. Todos aqueles anos em que me compadeci dela e de todos os seus casamentos, enxergando o fato de continuar tentando como uma grande fraqueza, sem entender que, para ela, era exatamente o oposto. Pela sua lógica, eu terminar com Dexter me transformava em uma pessoa mais fraca que ele, e não mais forte. “
Ao ler essa resenha você pode ter a falsa impressão de que a história é mais um clichê. Mas não é. Remy, sua mãe, seu irmão, suas amigas, seu padrasto, Dexter...todos eles são seres humanos complexos, com dúvidas, que cometem erros e acertos, que se sentem inseguros e que estão tentando descobrir seu lugar no mundo.


“Uma canção de ninar” é uma história de personagens reais, em um mundo que não é cor de rosa e onde o amor é algo complexo e possui diferentes formas.


*Este livro é uma cortesia da Editora Companhia das Letras

*Link para compra do livro - Amazon: http://amzn.to/2dcrA9D 







You Might Also Like

2 comentários

  1. blog focused on literature, cinema, and pop culture. It features book reviews, literary analyses, and discussions on film adaptations. The blog also explores authors, writing tips, and reading recommendations. Content includes reflections on storytelling and its impact on society. It engages readers with diverse and insightful takes on entertainment and literature.
    Mail Fraud Lawyer
    Money Laundering Lawyer

    ResponderExcluir
  2. "A Lullaby" by Sarah Dessen is a heartfelt and beautifully written novel that explores themes of love, trust, and self-discovery. Known for her emotionally rich storytelling, Dessen crafts a compelling narrative centered on complex relationships and personal growth. Her relatable characters and poignant writing style make the story engaging, resonating deeply with readers who appreciate contemporary young adult fiction.
    consejos de bancarrota cerca de mí

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato