Crítica
Editora Intrínseca
João & Maria, de Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti
00:00Universo dos Leitores
João é Maria é um clássico da literatura infantil e todos sabem disso. Eu não conheço uma pessoa que nunca ouviu falar sobre os irmãos que foram abandonados pelos pais e encontraram uma Senhora que se fingia de bondosa, mas que na verdade só queria engordas as crianças para depois devorá-las.
" — Ainda assim, crianças — disse ela — vocês me dão esperança. Acho que sua vinda é sinal de boa sorte. Talvez tenhamos carne de novo."
Apesar da premissa simples e da inclusão do texto na categoria de obra infantil, a narrativa
aborda o canibalismo e apresenta reflexões sobre a pobreza, a
sensação de abandono, o peso das escolhas e a importância de
analisarmos as consequências dos nossos atos.
Essa história já ganhou diversas adaptações, mas agora a Editora Intrínseca publicou essa verão que conta com o texto de Neil Gaiman e foi impressa em capa dura, com detalhes especiais e bordas coloridas. Ficou simplesmente impecável!
Acontece que diferente do que muitos podem imaginar, Gaiman não trouxe novos elementos à história. A verdade é que ele foi bem fiel ao texto original, conferindo-lhe apenas a sua linguagem leve e envolvente, que consegue prender a atenção, assustar e, ao mesmo tempo, encantar.
A inovação da obra ficou por conta do ilustrador Lorenzo Mattotti, que utilizou o preto e branco para criar desenhos sombrios e belos, que causam medo e angústia, o que condiz muito bem com o tom tenso e a pressão psicológica que envolve a narrativa.
Vale destacar que a edição também conta com um artigo sobre a história original e sobre algumas curiosidades da vida dos Irmãs Grimm. Além disso, nesse mesmo artigo você vai encontrar dicas de outras adaptações da história.
Um trabalho que mostra o poder que as histórias possuem de se manterem atuais mesmo depois de tantos e tantos anos...
0 comentários
Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...