Crítica
Darkside Books
O Massacre da Serra Elétrica: Arquivos Sangrentos, de Stefan Jaworzyn
16:39Universo dos Leitores
Inspirado no psicopata Ed Gein, um dos maiores psicopatas do século XX, o filme O Massacre da Serra Elétrica, dirigido por Tobe Hooper e lançado no ano de 1974 é, sem dúvida, um clássico do cinema mundial.
Estruturado com um formato de documentário, o longa conta a história de um psicopata que mata pessoas utilizando uma serra elétrica. A premissa é simples, mas sequências são incríveis e angustiantes, prendendo a atenção e causando arrepios. Isso sem contar a originalidade do formato, concordam?
A história foi tão bem feita e tão realista, que na época do lançamento inúmeras discussões surgiram e muitos passaram a defender que aquela história era real. Alguns, inclusive, alegaram conhecer alguns familiares do assassino. Loucura completa, não?
"TOBE HOPPER O Massacre da Serra Elétrica levou quase oito anos para se tornar respeitável aos olhos da indústria cinematográfica. Quando o filme se tornou respeitável, eu me tornei respeitável. [Fangoria 92, 1990]"
Quando eu soube do livro publicado pela Darkside Books para inaugurar a coleção Dissecando, eu pensei que ele traria uma adaptação do filme. Mas não. O que ele é contém são explicações sobre os bastidores, a produção, as filmagens, a escolha dos atores, do cenário etc. Um verdadeiro e completo making off.
As curiosidades são incríveis e são apresentados detalhes sobre todos os filmes, sendo que o destaque vai para o primeiro. O interessante é perceber o quanto um filme dá trabalho para ser feito. Para vocês terem ideia, em razão da precariedade da estrutura cinematográfica em si, alguns atores chegaram a passar mal durante as filmagens. Posteriormente, para divulgar o filme, inúmeras dificuldades existiram para a definição da classificação etária e várias cenas precisaram ser cortadas. Um verdadeiro sufoco.
A edição também conta com várias entrevistas feitas na época, fala sobre a dificuldade de aquisição de verba para a filmagem, sobre a aceitação do público e da crítica, sobre as diferenças entre a filmagem original e as versões posteriores etc.
Sem dúvida os fãs do longa ficarão obcecados e vão devorar esse livro. Mas a leitura também é interessante para os amantes do cinema em geral. Confesso que não esperava nada e me surpreendi. De verdade!
"O Massacre 2 foi recebido de forma irregular, e muitos acharam que Hooper não conseguiu alcançar o equilíbrio correto entre terror e comédia (exagerou em ambos)."
Vale destacar que a Classic Edition está impecável. A capa é no padrão soft, existem várias ilustrações e inúmeros detalhes na parte interna. Para quem tiver interesse, o livro também possui uma Limited Edition, que vocês podem conhecer aqui...
*Este livro foi recebido em razão da parceria com a Darkside Books.
Para saber mais sobre a Editora acesse o site ou participe das redes sociais:Facebook,Instagram, Twitter, G+ ou YouTube.
0 comentários
Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...