"Certa noite, meu pai perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma. Perguntar talvez não seja bem a palavra. Estávamos em seu escritório, eu folheando um jornal e ele no sofá de vime. A noite estava quente e quieta, com mariposas voando em círculos pelo ar úmido, atraídas pela lamparina acesa."
A história se passa em Malaia (região que atualmente é a Malásia) no ano de 1893, e conta a vida de Li Lan, uma jovem de 18 anos, que vive com o pai e a sua Amah (uma espécie de babá), em uma sociedade repleta de tradições e valores diferentes do que estamos acostumados.
A sua família é de origem rica, mas desde que a sua mãe faleceu, o pai começou a beber e acabou falindo. Com isso, sem nenhuma perspectiva para o futuro e preocupado com a situação da filha, ele fica interessado quando recebe a proposta de casá-la com Lin Tian Ching, um jovem de família muito rica, que poderia lhe proporcionar muito conforto e segurança, mas que estava morto.
"E o que, exatamente, casar com um fantasma exigia? Meu pai havia tratado o assunto como uma piada. Amah não queria contar. Era tão supersticiosa que, para ela, nomear alguma coisa era o mesmo que fazer com que acontecesse. Eu, particularmente, esperava nunca precisar saber."
Acontece que mesmo diante da recusa da garota, o pai aceita a proposta. Contudo, na primeira vez que Li Lan visita a casa da família de Lin Tian Ching, ela conhece Tian Bai, um jovem que lhe conquista imediatamente, mas que esconde muitos segredos e muitos mistérios.
Desesperada com a situação como um todo e querendo viver algo especial com Tian Bai, a garota sai em busca de formas para se
livrar da situação, mas quanto mais ela tenta, mais o noivo falecido perturba os
seus sonhos e tenta controlar a sua vida e as suas escolhas.
"Eu, que fora tão bem educada por meu pai para não acreditar em espíritos, confessava para mim mesma, no calar da madrugada, que Amah estava certa. O fantasma de Lim Tian Ching entrava em meus sonhos."
Nessa situação de conflito entre o que ela quer, o que ela precisa fazer e o que é a vontade do seu pai, a joven Li Lan se envolve com espíritos misteriosos e seres místicos desconhecidos, ficando entre a vida e a morte.
O curioso é que os acontecimentos se entrelaçam uns nos outros, e as mudanças ocorrem sem que a gente nem perceba. É tudo muito natural e muito sutil, com isso, os personagens sobrenaturais não causam nenhum estranhamento e não ficam deslocados na narrativa. Na verdade, eles são incríveis.
O livro é envolvente, os personagens interessantes e cativantes, e a história prende tanto pelo enredo como pelos diversos aspectos da cultura chinesa que são apresentados. É possível observar os traços do machismo, do tradicionalismo, da submissão feminina etc.
"Er Lang merecia confiança? Enquanto ele estava comigo, não pensei sobre isso, mas agora a dúvida nublava minha mente. Por fim, resolvi confiar nele por enquanto. Não era como se eu tivesse muito mais no que me apoiar, afinal."
Também merece destaca a forma como a autora descreve os rituais fúnebres do local, o que mostra como são fortes as crenças no ocultismo e no sobrenatural. Para o povo da região descrita na história, trocar oferendas com mortos permite não só uma troca de informações, como também um acesso livre ao outro lado da existência.
Com muitas reviravoltas e diversas surpresas, a obra nos leva a uma grande viagem que envolve mistério, suspense e romance, e tem um quê de sobrenatural e de paranormal. Quem espera um simples romance, vai descobrir que esse livro é muito mais que isso.
Vale a pena conferir...
Com muitas reviravoltas e diversas surpresas, a obra nos leva a uma grande viagem que envolve mistério, suspense e romance, e tem um quê de sobrenatural e de paranormal. Quem espera um simples romance, vai descobrir que esse livro é muito mais que isso.
Vale a pena conferir...
0 comentários
Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...