Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Ida é um filme triste e sensível, que conta a trajetória de Anna, uma jovem órfã que passou a vida inteira em um convento e, de forma inesperada, foi obrigada a passar um tempo com Wanda, uma tia que nunca lhe procurou e de quem ela nunca tinha ouvido falar.
A partir do momento em que se encontram, as duas iniciam uma busca dolorosa e intensa pelo passado. Ao descobrir que tem origem judia, Anna decide descobrir quem foram os seus pais, mas a busca não é fácil.
Além disso, precisou aprender a conviver e a aceitar as diferenças entre ela e a tia, já que ambas eram completamente opostas, com temperamentos e personalidades absolutamente distintas.
O interessante é que em meio aos silêncios e angústias, Anna acaba sentindo vontade de descobrir um pouco sobre a vida fora do Convento, com isso, cria um conflito interno e decide partir em busca de quem ela realmente é.
Em preto e branco e com um ritmo tenso, essa é uma história sobre as dores e as marcas de um passado mal explicado. Também aborda questões históricas e religiosas, sem intenção de fazer juízo de valor, mas sim de quebrar barreiras de preconceito.
Com atuações intensas e excelentes, o filme emociona e prende a atenção. A história é bonita, a trilha sonora maravilhosa e a fotografia é espetacular.
Sem dúvida um filme exótico e interessante! Não consegui assistir todos os filmes que foram indicados à categoria de melhor filme estrangeiro, mas sem dúvida esse fez jus ao prêmio.
0 comentários
Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...