Chantal Montelier
David Mairowitz
O Processo, por Franz Kafka, Chantal Montelier e David Mairowitz
09:43Universo dos LeitoresInspirada no livro homônimo de Franz Kafka, a HQ "O Processo" foi publicada no Brasil pela Editora Veneta e traz a adaptação em quadrinhos de uma das mais famosas histórias do escritor tcheco, ilustrada pelo francês Chantal Montelier e adaptada por David Mairowitz.
Assim como no livro, a HQ narra a história de Joseph K., um bancário que é preso no próprio quarto e que não obteve a menor explicação a respeito do crime que cometeu.
Completamente atordoado, K. se vê diante de um burocrático sistema judiciário que não o oferece sequer a possibilidade de ampla defesa ou de contráditório, ou seja, Joseph K. é detido sem conhecer a motivação da acusação, o que consequentemente inviabiliza sua defesa.
O pacato bancário é autorizado a realizar suas atividades diárias, mediante o compromisso de comparecer ao Tribunal. Sem direito a defesa e desconhecendo o crime que praticou, Joseph K. aos poucos começa a ceder a pressão que o cerca e com o tempo começa a internalizar um inesperado sentimento de culpa, ainda que não conheça a real motivação de sua prisão.
Conheci Kafka enquanto cursava faculdade de direito e já nos primeiros anos me encantei pela sua escrita e pelas questões que o autor costumava apontar em suas histórias - com O Processo não foi diferente. O livro reflete o quão maléfico pode ser um sistema judicial autoritário, que ignora as individualidades e se rende a infindáveis aparatos burocráticos que atropelam a pessoalidade, protelando desnecessariamente algumas situações que poderiam ser solucionadas com facilidade. Franz Kafka (que era advogado) expôs através de sua história a subjetividade do conceito de justiça e questionou a estrutura judicial da época.
Lutando contra esse sistema, Joseph busca uma resposta para o seu dilema, o que é muito bem retratado nas páginas desta HQ que captou com maestria toda a dramaticidade da história, a tortura psicológica e a angústia vivida pelo acusado. Podemos ver ao longo da HQ a essência da obra de Kafka, sendo inevitável não nos comovermos com a situação do acusado.
Uma aposta excelente da Editora Veneta e uma adaptação incrível, que merece lugar em qualquer estante!
Sobre o autor:
Franz Kafka nasceu em Praga, na Boêmia (hoje República Tcheca), em 1883. Fez seus estudos na cidade natal, formando-se em direito em 1906. Tuberculoso, alternou temporadas em sanatórios com o trabalho burocrático. Jamais deixou de escrever, embora tenha publicado pouco e, já no fim da vida, pedido inutilmente ao amigo Max Brod que queimasse seus escritos. A maior parte de sua obra, toda escrita em alemão, foi publicada após sua morte, que ocorreu em 1924, num sanatório perto de Viena. Quase desconhecido em vida, é considerado hoje um dos maiores escritores deste século.
Ficha Técnica
- Origem: NACIONAL
- Editora: EDITORA VENETA
- Idioma: PORTUGUÊS
- Edição: 1
- Ano: 2014
- ISBN: 8563137115
- Encadernação: BROCHURA
- Nº de Páginas: 128
1 comentários
So queria passar aqui pra avisar de uma pequena correção no texto, Chantal Montellier é uma mulher... O certo é "ilustrado pela". Abraço!
ResponderExcluirObrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...