- Com data de nascimento incerta (entre os anos de 1949 e 1951) o diretor Pedro Almodóvar Caballero nunca teve oportunidade de estudar cinema, já que sua família não tinha condições financeiras de arcar com os gastos dos estudos.
- Seu interesse em criar histórias surgiu em razão do trabalho da sua mãe, que era escrivã de cartas e o incentivou a pensar em ficção.
- Ele começou sua carreira nos anos 70, com uma série de curta-metragens. Seu primeiro longa foi lançado no ano de 1980 e recebeu o nome de “Pepi, Luci, Bom e outras garotas de montão”.
- Os seus filmes, que sempre conquistaram o público e a crítica, fizeram com que ele se tornasse o primeiro de seu país a concorrer ao Oscar de melhor diretor.
- Todos os seus filmes possuem trilhas sonoras latinas e são ambientados na Espanha.
- Em geral o seu trabalho contém um misto de drama e comédia, sempre atrelado a aspectos relacionados à sexualidade, à morte, à relação entre pais e filhos e às crises espanholas, em uma tentativa de analisar as reações e os comportamentos dos seres humanos diante das situações cotidianas.
- Almodóvar caracteriza as suas cenas com cores vibrantes, especialmente o vermelho, o que destaca a ironia sinistra de seu isolamento social.
- É preciso salientar que em regra seus filmes são protagonizados por mulheres com personalidades fortes. Além disso, ele tem certas musas, entre elas Carmen Maura e Penélope Cruz.
- Seu único "muso" é o ator Antonio Banderas.
OS PRÊMIOS DE ALMODÓVAR:
Como um dos maiores cineastas europeus, Almodóvar já recebeu diversas premiações nos mais variados festivais de cinema do mundo. Confiram:
Oscar:
- Melhor Filme Estrangeiro em “Tudo Sobre Minha Mãe” (2000)
- Roteiro Original em “Fale com Ela” (2002).
Globo de Ouro
- Melhor Filme Estrangeiro com “Tudo Sobre Minha Mãe” (1999)
- Melhor Filme Estrangeiro com "Fale com Ela" (2002)
Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão (BAFTA).
- Melhor Filme Estrangeiro com "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999)
- Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro Original com "Fale com Ela" (2002)
- Melhor Filme Estrangeiro com "A Pele que Habito" (2011)
Festival de Cannes
- Melhor Diretor e Melhor Filme (juri popular) com "Tudo Sobre Minha Mãe" (2002)
- Melhor Roteiro com Volver (2006)
- Prêmio Juventude com "A Pele que Habito" (2011)
E então leitores, gostaram das curiosidades? Acompanhem os posts que faremos sobre alguns dos filmes mais marcantes desse grande nome do cinema espanhol!
0 comentários
Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...