Baseado no relacionamento real entre a brasileira e arquiteta Lota de Macedo Soares e a poeta norte-americana Elizabeth Bishop, o filme retrata o relacionamento entre duas mulheres importantes em um perÃodo em que o preconceito dominava a sociedade e que a homossexualidade era um completo tabu (décadas de 50 e 60).
Lota vivia com a americana Mary quando conheceu Bishop, no entanto, o relacionamento com Mary não lhe impediu de se envolver com a poeta, uma mulher completamente diferente, mas que lhe encantou de forma peculiar e intensa.
Possessiva e dominadora, ao iniciar o relacionamento com Bishop, Lota conseguiu manter Mary sempre por perto, o que faz com que as três convivam juntas durante a maior parte do tempo.
Aos poucos, Elizabeth começou a conhecer o Brasil e a se apaixonar pela vida que levava aqui, porém, a extrema dedicação de Lota ao trabalho, o que se tornou ainda mais intenso quando começou a trabalhar para a construção do aterro do Flamengo, começou a desgastar o relacionamento, conduzindo Bishop ao alcoolismo e provocando inúmeras brigas entre elas.
Após o enorme desgaste da relação, Bishop retornou a Nova Iorque e nesse momento o longa se tornou ainda mais forte e intenso, com uma inversão entre os sentimentos das personagens. Bishop se fortaleceu e Lota, por sua vez, iniciou um quadro depressivo e enfrentou diversos problemas emocionais.
A partir desse momento, a vida das duas, sempre marcada pelas intromissões de Mary, entrou em um processo de encontros e desencontros, o que acabou levando Lota ao desesperado ato de retirar a própria vida.
Ao mesmo tempo em que abordou uma história de amor, o filme tratou de temas como o preconceito, a dependência quÃmica, o descontrole emocional e a possessividade, além de ter mostrado de forma interessante alguns aspectos culturais e polÃticos do Brasil.
Quanto ao homossexualismo, o tema foi abordado com respeito e com naturalidade, o que se deu tanto pela construção do roteiro como pelas atuações, que estavam em perfeita sintonia.
Com um roteiro bem elaborado, uma fotografia impecável, um figurino lindo e atrizes brilhantes, o longa se revelou uma excelente surpresa para o cinema nacional. Vale a pena conferir!
0 comentários
Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...