Fitzgerald, um dos escritores da chamada “Geração Perdida” da literatura americana, é considerado um dos maiores escritores americanos do século XX. Suas histórias, reunidas sob o título Contos da Era do Jazz, refletiam o estado de espírito da época.
No verão de 1935, ele chegou à Carolina do Norte para tratar da tuberculose no Grove Park Inn, em Asheville. A intenção era escrever, cuidar da saúde e recuperar as energias em uma área tranquila e montanhosa. Na história The Ice Palace, ele descreveu Asheville como uma espécie de recanto, escape em meio às montanhas.
No ano seguinte, ele passou mais uma temporada no Grove Park Inn, depois de transferir Zelda Fitzgerald a um hospital da região. Seus planos de ficar próximo da esposa, no entanto, ficaram pelo caminho quando, num acidente na piscina do hotel, fraturou o ombro. Nesta época, os seus problemas financeiros e alcoólicos já haviam alcançado um nível crítico e no mesmo verão ele optou por disparar um revólver numa tentativa de suicídio.
Diante desta tentativa, a direção do hotel se recusou a mantê-lo hospedado sem a supervisão de uma enfermeira, com isso ele conheceu Dorothy. Quando criaram laços de amizade ele ditou uma lista com livros que considerava imprescindíveis.
A lista escrita por Dorothy |
A lista apresenta títulos que abordam diversos temas. Atualmente, quase todos os livros citados estão inclusos na categoria de clássicos literários, mas infelizmente nem todos possuem tradução em Português. Confiram abaixo a lista de leituras e aproveitem as dicas:
Guerra e Paz, de Liev Tolstói (Cosac Naify)
O vermelho e o negro, de Stendhal (Cosac Naify)
Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen (Veredas)
Em busca do tempo perdido: no caminho de Swann, de Marcel Proust (Globo Livros)
Em busca do tempo perdido: à sombra das raparigas em flor, de Marcel Proust (Globo Livros)
Em busca do tempo perdido: no caminho de Guermantes, de Marcel Proust (Globo Livros)
A Rebelião dos Anjos, de Anatole France (AXIS Mundi)
Winesburg, Ohio, por Sherwood Anderson (Penguin Books)
Vida de Jesus, de Ernest Renan (Martin Claret)
The Maltese Falcon, por Dashiel Hammett (Vintage Books)
The old wive
Sister Carrie, de Theodore Dreiser (Penguin Books)
The Garden Party, por Katherine Mansfield (Penguin Books)
South Wind, por Norman Douglas (Book Jungle)
Victory, de Joseph Conrad
The Plays of Oscar Wilde (Wordsworth Editions)
0 comentários
Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...