Cachtánca
Globo Livros
INFANTO-JUVENIL: Cachtánca, de Anton Tchékov, traduzido por Tatiana Belinky
09:47Isabela Lapa
Cachtánca é uma cachorrinha esperta, de pelos ruivos e que vive ao lado de um homem rude e alcoólatra chamado Lucá. Certo dia, após inúmeras andanças pelas ruas da cidade, ela se perde e passa por uma noite angustiante, sente frio, medo e fome.
Essa situação de pânico e de solidão permanece até o momento em que ela é encontrada por um adestrador de circo, um homem simples, mas muito gentil, que vive na companhia de três interessantes animais: um gato, um ganso e uma porca.
Ao receber o carinho do homem e dos seus companheiros, ela começa a se adaptar à rotina da sua nova casa. Os animais são artistas de circo, possuem várias habilidades e vivem de forma interessante e repleta de emoções.
O interessante da narrativa é que ela é doce e nos permite acompanhar os conflitos sentimentais de Cachtánca, que passa a amar os novos amigos, mas jamais esquece de Lucá, o seu antigo dono.
Com um final surpreendente e inteligente, o livro é uma história sobre os encontros e desencontros. Um fator interessante é que diferentemente da maioria dos livros para o público infanto-juvenil, o escritor não apresenta todas as respostas ao final. Ele deixa uma brecha para suas interpretações, o que é importantíssimo para aguçar a capacidade de questionamento das crianças.
Destaques:
- O livro foi escrito por Tchékhov, médico, dramaturgo, escritor russo e um dos maiores contistas de todos os tempos. Mesmo tendo sido publicado pela primeira vez no ano de 1887, a história ainda é uma referência literária e conquista leitores ao redor do mundo.
"A medicina é a minha legítima esposa;
a literatura é apenas minha amante."
(Tchékhov)
- A tradução para o português foi feita pela brilhante e sensível Tatiana Belinky, autora de mais de 250 livros para o público infantil, que no final do livro deixou uma mensagem especial aos leitores:
"Uma literatura na qual ele soube, como ninguém, retratar
com enorme sensibilidade, compaixão e, sim, até mesmo
humor o ser humano em todas as suas facetas e dimensões."
(Tatiana Belinky)
- A edição da Globo Livros está um primor. As ilustrações de Rebeca Luciane foram impressas em um papel grosso, com cores vivas que parecem estar saltando das páginas.
- Conheci este livro pela indicação da escritora Stella Maris Rezende, que o recomendou como leitura obrigatória a todas as crianças. Diante da admiração que tenho pelo trabalho da Stella me senti na obrigação de ler a obra, que foi uma surpresa maravilhosa e sim, deve ser lida por todos que amam literatura, animais e histórias
criativas, inteligentes e diferentes!
0 comentários