Sinopse:
Após ver seu pai preso pelo governo da China, Jing é mandada para o campo para passar por um período de reeducação durante a Revolução Cultural no país. Preocupada com o futuro de sua família, a jovem adota um comportamente bem prudente. Mas isso muda quando ela conhece Sun, o filho de um oficial, por quem se apaixona. Mesmo com origens tão distintas, os dois vivem um amor em segredo. Mas um dia Sun desaparece e retorna um tempo depois mudado. Jing terá que rever suas convicções para lutar pelo que realmente acredita.
Nossas impressões:
A Árvore do Amor é um romance que tem como plano de fundo a Revolução Cultural Chinesa, liderada por Mao Tsé-Tung. Assim, em meio ao crítico contexto político enfrentado pela sociedade naquela época, surge um amor puro, inocente e intenso entre dois jovens que vivem em mundos completamente diferentes. Enquanto Jing é uma garota de origens humildes e que teve o pai preso por práticas de oposição ao governo, Sun é filho de um militar influente e estudante de geologia.
No entanto, quando os jovens se conhecem, as barreiras sociais e os conflitos políticos do País pouco lhes importa. O filme mostra, de forma única e especial a descoberta do amor. Um amor proibido e permeado pelo medo e pela pressão, mas que ao mesmo tempo é cuidadoso, intenso, delicado, profundo e absolutamente verdadeiro.
O diretor se utiliza do romance para fazer uma crítica às severas imposições da China naquela época. Demonstra de forma brilhante as intransigências do governo, a exploração do trabalho, as diferenças sociais.
Também é impossível não mencionar a fotografia espetacular e a atuação fantástica dos atores. Existe entre eles uma enorme sintonia. Os sentimentos são mostrados com mínimos detalhes: um olhar de longe, um sorriso, o fato de sentarem ao lado um do outro etc. Toques são raros e um simples aperto de mão é considerado avançado e arriscado.
Sem dúvida trata-se de um filme lindo, delicado e apaixonante!
Trailer:
1 comentários
Sou louca para ver esse filme, mas nunca acho :(
ResponderExcluirObrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...