Editora Rocco
J. K. Rowling
O Chamado do Cuco, de Robert Galbraith, o pseudônimo de J. K. Rowling
22:09Universo dos Leitores
J. K. Rwolling dispensa apresentações. Conhecida mundialmente pelo sucesso da saga Harry Potter, ela também publicou o livro adulto Morte Súbita, completamente envolvente e impactante, por meio do qual ela tornou a comprovar o seu talento literário e a sua capacidade de transportar o leitor a outro universo.
Recentemente, uma grande surpresa foi noticiada: sob o pseudônimo Roberth Galbraith, ela havia publicado um livro chamado “The Cuckoo’s Calling”. Quando a novidade se espalhou, quem ficou feliz foi o Paulo Rocco, que tinha adquirido os direitos de publicação da história no Brasil, mesmo sem saber a real escritora. Assim, neste mês, chegou por aqui esse grande livro, com o título “O Chamado do Cuco”. É sobre ele que vamos falar agora. Confiram:
Sobre o livro:
Recentemente, uma grande surpresa foi noticiada: sob o pseudônimo Roberth Galbraith, ela havia publicado um livro chamado “The Cuckoo’s Calling”. Quando a novidade se espalhou, quem ficou feliz foi o Paulo Rocco, que tinha adquirido os direitos de publicação da história no Brasil, mesmo sem saber a real escritora. Assim, neste mês, chegou por aqui esse grande livro, com o título “O Chamado do Cuco”. É sobre ele que vamos falar agora. Confiram:
Sobre o livro:
Cormoran Strike é um detetive particular que está passando pela pior fase de sua vida: sem clientes, com inúmeras dívidas e uma intensa crise no seu casamento com Charlotte. Veterano de guerra, ele não tem uma das pernas, o que por vezes causa dores insuportáveis.
"De natureza metódica e meticulosa, Strike fora treinado para
investigar com padrão elevado e rigoroso."
Sua vida, que estava completamente desanimada e sem rumo ganhou um novo gás quando o irmão de Lula Landry, uma modelo famosa que havia cometido suicídio três meses antes, lhe procurou. Apesar das inseguranças iniciais, Strike aceitou reabrir o caso e investigar os acontecimentos relacionados com a morte da garota, já que o seu irmão descartava a hipótese de suicídio.
A partir do momento em que aceitou o caso, ele adentrou em um universo diferente: status, mentiras, segredos, mídia e muito mistério. A cada pessoa interrogada novas dúvidas aparecem e o investigador, auxiliado por Robin, a sua inteligente e bem humorada secretária temporária, começa uma busca interminável pela verdade.
"Provar, resolver, atrair, proteger: estas eram coisas dignas de se fazer;
importantes e fascinantes. Robin sabia que Matthew a considerava um tanto
infantil e ingênua por pensar assim, mas ela não podia evitar."
Nossas Impressões:
Diferente da complexidade de Harry Potter e da crueldade de Morte Súbita, este livro nos apresenta uma história simples, no entanto, extremamente bem construída, inteligente e envolvente, como tudo que vem de J. K. Rowling.
Com um texto bem estruturado e que se revela aos poucos, a obra prende a atenção desde a primeira página, que narra em detalhes e com muita intensidade a cena do suicídio da modelo Lula Landry, chamada de Cuco pelos amigos.
Ao longo da obra, acompanhamos as dificuldades enfrentadas pelo detetive, que nem sempre conta com o apoio das pessoas e que se depara com segredos inimagináveis sobre a vida de Lula, que era adotada, tinha transtorno bipolar, um relacionamento amoroso conturbado e muitos falsos amigos.
Em meio ao contexto da investigação, conhecemos a vida de Strike, as suas características e manias, além de acompanharmos a evolução da amizade entre ele e a secretária Robin, que acontece de forma natural e agradável. Nem preciso mencionar que todos os personagens são bem desenvolvidos e até os que aparecem em uma ou duas cenas são descritos e definidos com uma característica específica, o que realça a escrita detalhista e perfeccionista da escritora.
Além disso, a história foi muito bem ambientada. Tudo aconteceu em Londres em meio a celebridades, jornalistas, cantores renomados etc, o que contribuiu para um cenário diferente e que permitiu uma grande liberdade ao texto.
Um destaque da obra é o tom irônico de alguns diálogos, que mesmo sérios nos fazem rir. Acerca desse ponto, é imprescindível mencionar a passagem em que a secretária Robin encontra uma matéria comentando sobre o vestido que a modelo usava no momento em que caiu da janela do prédio. De acordo com a reportagem, vários fãs se interessaram pelo modelo, que esgotou em 24 horas.
Com um final satisfatório e inesperado, a história terminou sem pontas soltas ou falhas de narrativa. A forma como J. K Rowling escreve é tão contagiante que ela conseguiu criar uma obra simples, repleta de clichês e ao mesmo tempo, diferente e inteligente!
Só resta aguardar a próxima aventura do Detetive Cormoran Strike!
Notícia boa para vocês: um exemplar deste livro será sorteado na promoção de 1 ano do blog, participem aqui.
0 comentários
Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...