Olá Leitores!
Como vocês sabem, além de resenhas nós gostamos de dar dicas de leituras de gêneros variados. Na última semana apresentamos os livros de terror e suspense do escritor Marcelo Araújo. Hoje mudamos totalmente o estilo e vamos falar de livros leves, com palavras bem escolhidas e bem colocadas, que tratam de sentimentos variados.
Não sei quanto a vocês, mas muito mais que amor pelos livros, eu tenho amor pelas palavras. A Adriana Falcão, uma das minhas escritoras preferidas, tem uma crônica chamada Palavras, que em uma parte diz assim: "as palavras dizem o que querem, está dito, e pronto, as palavras são sinceras, as segundas intenções são sempre das pessoas" (leia o texto integral aqui).
E foi exatamente essa a sensação que tive enquanto li os livros da Maiesse: ela tem essa paixão pelas palavras e utiliza delas para dizer o que sente, o que pensa, sem segundas intenções, sem medos, sem reservas. Por meio delas ela expressa os sentimentos mais simples e os mais complexos, fala de amor e também de desejo, aborda situações que preenchem a vida das pessoas. E mais: faz isso com facilidade, com leveza, sem medo de arriscar desnudar a sua alma. Para mim, ela faz poesia!
No seu primeiro livro, Histórias Mínimas, nos deparamos com pequenas frases e com textos de poucas palavras, mas sempre repletos de importantes significados. Nele, a escritora fala do amor, do tesão, do medo de perder e dos sentimentos que assombrar os seres humanos.
Totalmente diferente do primeiro, o segundo livro da escritora reúne as crônicas que ela escreveu entre os anos de 2004 e 2006 para diversos jornais de Brasília, a sua cidade natal. Só para deixar um gostinho do que vocês vão encontrar, vou citar alguns títulos: "Saudade", "Extravagâncias", "Tudo sobre meu pai" e "Quando o fim é um novo começo".
Por fim, o último livro que publicou, Azul Inalcançável, aborda com mais detalhes e mais intensidade as questões cotidianas: escolhas, destinos, orgulho, decisões etc.
Bom, a verdade é que me encantei pela forma com que Maiesse se expressa e brinca com as palavras. Acredito que todos que amam poesias, que gostam de falar de sentimentos e de ter momentos de reflexão sobre eles, também vão gostar.
Aproveitem as dicas e conheçam o trabalho dessa talentosa escritora! Para adquirir os livros, vocês podem entrar em contato no e-mail mcgfcbk@gmail.com.
Ótima leitura a todos!
6 comentários
Uau, eu não sou muito acostumado com esse gênero, mas lembro que tive que ler um livro nesse estilo me 2011 para o vestibular... Mas adorei a dica!
ResponderExcluirAbraços!
http://pecasdeoito.blogspot.com.br/
Que bom que gostou Diêgo! O estilo é diferente, mas muito bom! Eu amo! Espero que se aprofunde e que tente conhecer os livros da Maiesse!
ExcluirAbraços e obrigada por participar!
Bacana as dicas!
ResponderExcluirParacem ser ótimos livros!
Beijos.
http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/
Olá Ariádne! Que bom que gostou... Espero que entre em contato com a escritora para ler! Você vai gostar!
ExcluirAbraços!
Gostei bastante da maneira que Maiesse escreve. A autora tem algum blog, onde podemos acompanhar as palavras dela?
ResponderExcluirRespondendo ao comentário no meu blog: comece com Ovelhas Negras, do CFA :]
Olá Bruno! Ela tem blog sim, é o www.arquipelagodamemoria.blogspot.com.br. Acesse e confira, tem coisas ótimas por lá!
ExcluirAbraços e obrigada por participar!
Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...